Calculadora Gestacional: A gravidez em semanas

Use a Calculadora Gestacional para saber a idade gestacional do seu bebê

13 semanas, 4 meses, 13+1... Afinal, como devemos contar o tempo de gestação? Diferente de alguns anos atrás, os médicos hoje calculam a gestação em semanas, a partir do primeiro dia da última menstruação. Isso garante maior precisão e desmistifica que o tempo de gravidez são 9 meses (algumas podem chegar a 10, por exemplo). Logo, a forma mais fácil de saber quanto tempo de gestação você tem é através do cálculo gestacional.

É claro que fazer manualmente pode levar um tempão. Por isso, você vai poder acompanhar semana a semana da sua gravidez de forma rápida e prática com a nossa calculadora gestacional!

Além da sua idade gestacional, ela também te mostra a data provável da concepção e a data provável do parto. Informações muito importantes para você acompanhar de perto cada evento desse momento único.

Confira todas as informações abaixo e aprenda a usar a melhor calculadora gestacional.

Passo a passo: como usar a calculadora gestacional

1º passo pra usar a Calculadora Gestacional

Você está grávida e quer saber qual foi a provável data da concepção do seu bebê e descobrir quanto tempo de gestação está? É muito simples! Você não precisa baixar! Com apenas três passos a nossa calculadora gestacional te mostrará as principais informações sobre a sua gravidez. Vamos começar?

Passo 1:

Acesse a Calculadora Gestacional no seu navegador e uma página igual a essa vai abrir com um calendário.

Passo 2:

Você vai selecionar a data da sua última menstruação, também conhecida como DUM. Nas setas do calendário você navega pelos meses. Em seguida, você vai escolher a data. Se você não lembrar com exatidão, o profissional que acompanha o seu pré-natal vai fazer uma estimativa.

Passo 2 pra usar a Calculadora Gestacional

Passo 3:

Depois de ter selecionado o mês e a data, basta clicar em “realizar cálculo gestacional” e a nossa ferramenta vai fazer todo o trabalho!

Passo 3 pra usar a Calculadora Gestacional

Você vai saber a provável data de concepção, quantas semanas você está no dia que fez o cálculo e também a data provável do parto, chamada de DPP pelos profissionais. Legal, né?

O cálculo gestacional em três cliques!

Existe exame para saber a idade gestacional?

Por convenção, o primeiro dia da data da sua última menstruação é considerado o primeiro dia da gestação. Calma, a gente sabe que você não está grávida neste dia ainda. Mas essa é a maneira técnica pra calcular a idade gestacional. Já a concepção, ocorre aproximadamente 2 semanas após essa data. Em média, as gestantes descobrem a partir da 4ª semana, com o atraso da menstruação.

Como já falamos, nem toda gestante lembra certinho qual foi a data da última menstruação. Mas fique tranquila, é possível saber a idade gestacional também pela primeira ultrassonografia ou a ecografia fetal. Os profissionais recomendam realiza-la entre 8 e 12 semanas para que se tenha uma maior precisão do cálculo.

Nessa ultra, avalia-se o tamanho do bebê por estimativa. Após as 12 semanas, cada um tem suas características pessoais. Uns ganham mais peso, outros mais tamanho, por exemplo, já dificultando fazer um cálculo preciso. Ainda sim, mesmo que feito dentro das 12 semanas, a margem de erro é de 5 dias. Quando feito com mais de 12, essa margem sobe até três semanas!

É muito importante para o seu pré-natal saber com quantas semanas você está, pois cada fase tem exames específicos e também suas peculiaridades. Por isso os médicos hoje usam a calculadora de gravidez.

Dicionário gestacional

Gestante conheça as siglas para ter uma gravidez tranquila

Quando se descobre a gravidez, todo um novo universo começa a surgir para a gestante. Além do nervosismo, medo e felicidade, inúmeros exames e nomenclaturas começam a fazer parte do dia a dia. DUM, DPP, IG... Mas por onde começar?

Após fazer o cálculo de gravidez em nossa Calculadora Gestacional, você já vai ter ali algumas respostas. Vejamos a imagem abaixo como exemplo:

A data estimada da última menstruação também é conhecida como DUM (Data da Última Menstruação). Em seguida, a Data Provável da Concepção, que é aproximadamente duas semanas após a DUM.

As duas últimas, no entanto, são as informações mais importantes que você vai carregar ao longo das aproximadamente 40 semanas que estiver gerando seu bebê. A Idade Gestacional (IG), que é o tempo que você está grávida dividido em semanas, e a Data Provável do Parto (DPP), que é convencionada para o dia que você completa a 40ª semana.

Lembrando que a DPP varia muito de mulher para mulher. A partir das 37 semanas o bebê já não é mais considerado prematuro e pode vir ao mundo a qualquer momento. É a partir daí que você já começa a ficar alerta a qualquer sinal e acompanhar junto com o profissional do seu pré-natal. Contudo, os bebês mais preguiçosos podem se estender até a 42ª semana na barriga da mamãe! Bastante tempo, né?

Todas essas sigas são importantes porque possibilitam o acompanhar o desenvolvimento do bebê e também do útero durante o pré-natal e, assim, verificar se está de acordo com o esperado.

Cálculo gestacional para converter semanas em meses

Quando você anuncia a gravidez ou as pessoas já veem aquela barriguinha aparecendo, a primeira e mais comum pergunta é: quantos meses de gestação? Quando você responde em semanas, boa parte das pessoas não conseguem ter noção do tempo. Não se preocupe. Essa é uma maneira habitual de contar que vem de muito tempo, mas para as consultas e para os profissionais, será sempre em semanas, ok?

Para começar, você precisa usar a calculadora de gravidez para saber com quantas semanas está. Se já souber, é só seguir a lista abaixo.

Tabela da gravidez de semana para meses:

*lembrando que a gestação pode ir até 42 semanas!

Por que a gravidez é contada em semanas?

Existem alguns fatores que fizeram a gestação começar a ser contada em semanas. Dentre eles, o fato dos meses não terem o mesmo número dias. Segundo, por que contar em meses você não tem noção se está no início ou no final de cada mês. Outro motivo é o fato do período menstrual variar muito de mulher para mulher, por isso uma convenção foi necessária, contando a partir do primeiro dia da menstruação.

Contudo, um dos motivos mais relevantes leva em conta as alterações no corpo da mulher e no crescimento do bebê. A contagem através das semanas permite um monitoramento mais exato de cada fase. Por isso os médicos adotaram essa linguagem.

A importância do cálculo gestacional no início da gravidez

Cálculo Gestacional

Assim que você descobrir a gravidez, deverá marcar a primeira consulta o mais rápido possível. Chegar na consulta já sabendo a sua idade gestacional facilita muito o pré-natal. Caso você esteja com dúvidas mesmo após usar a calculadora gestacional, converse com o médico que ele irá ajudar.

Existem alguns exames que exigem a idade do feto para que tenham melhores resultados. Dentre eles, o ultrassom entre a 8ª e a 10ª semana, que tem como função confirmar o local da gestação (se tópica ou ectópica), o número de embriões (diagnóstico de gestação gemelar, por exemplo), a vitalidade embrionária e diagnosticar evoluções desfavoráveis, como por exemplo, o processo de abortamento.

O segundo, também com semana certa para fazer, é o ultrassom morfológico do 1º trimestre, um dos mais importantes. Ele deve ser realizado entre a 11ª e a 14ª semana e ajuda a identificar os riscos de síndromes e/ou malformações fetais, sugerindo novos exames bioquímicos, se necessário.


Bom, agora que você já sabe calcular a idade gestacional e entende a importância disso, é hora da parte boa: começar a se preparar para viver uma jornada incrível. Não se esqueça de sempre tirar as dúvidas com o seu médico e procurar ajuda. Ter uma boa rede de apoio também faz parte do planejamento da gestação, assim como os melhores produtos para o quarto do seu bebê!

Baixe nosso App para Android!
© 2024 Calculadora Gestacional - Todos os direitos reservados - Baixe o App Calculadora Gestacional - Política de Privacidade